05 a 10 de julho de 2026
São 6 dias navegando por 03 dos mais belos rios da Amazônia, O Tapajós o Amazonas, o e Arapiuns. Conhecendo lugares e pessoas incríveis.
São 6 dias navegando por 03 dos mais belos rios da Amazônia, Amazonas, Tapajós e Arapiuns, conhecendo lugares e pessoas incríveis.
Na manhã do dia 05 de julho, iniciaremos nossa viagem pelos rios Amazonas, Arapiuns e Tapajós. Partiremos de Alter do Chão às 07:00h da manhã, do Centro de Atendimento ao Turista – CAT.
Nosso primeiro destino será o Rio Tapajós, visitaremos as comunidades de Maguari e Jamaraquá onde iremos fazer uma caminhada até a samaumeira gigante do Tapajós, árvore que já dominava a paisagem há muito tempo quando Pedro Álvares Cabral desembarcou neste lado do Atlântico. Em Jamaraquá conheceremos o igarapé gelado da terra rica e o artesanato em borracha natural e em Maguari vamos conhecer os sabores da culinária amazônica no Restaurante Casa do Elton.
No Amazonas navegaremos próximos as ilhas formadas no delta do Tapajós até chegarmos no canal do Jari onde poderemos observar o modo de vida das várzeas do Amazonas. Este e um bom local para encontrar muitos pássaros, quem sabe avistamos alguns jacarés e botos. Nossa meta principal e irmos no lago das vitórias-régias.
A última etapa de nossa viagem será no Rio Arapiuns, onde conheceremos um dos mais belos e refinados artesanato da região e entre uma praia deserta e outra visitaremos o empreendimento comunitário de turismo sustentável da comunidade de Coroca, lá vamos conhecer o projeto de criação de tartarugas de água doce, criação de abelhas sem ferrão, casa de artesanato e almoçaremos no restaurante comunitário local. Também visitaremos a comunidade de São Marcos, onde aprenderemos como por séculos a população local produz a farinha de mandioca o tucupi e a tapioca, base da culinária amazônica.
A cada comunidade vamos mergulhar nas tradições, conhecimentos e costumes dos habitantes locais. Está é uma oportunidade para enxergar a vida por outras perspectivas.
Os dias no barco, são de adaptação, novas experiências, convívio, contemplação e exigem algumas regras para que todos possam experimentar dias agradáveis durante a viagem.
Vamos viajar e passar os dias embarcados, dormindo e nos alimentandos como a população local faz há muitas gerações, com a companhia do vento, de muita água, sol, lua e as estrelas.
Dormiremos em redes estrategicamente posicionadas para garantir que todos consigam descansar e ter um boa noite de sono.
Os dias são repletos de aventuras e ao entardecer todos estão cansados, a rotina é dormir e acordar cedo.
As cozinheiras seguem um cardápio cuidadosamente elaborado e preparam as gostosuras de cada dia. As refeições serão servidas em horários preestabelecidos.
A proposta é que nossa alimentação seja regional e típica, então nada de salgadinhos, e doces ultraprocessados. Isso não significa que vamos passar fome, teremos bolos todos os dias, muitas frutas, doces da região, deliciosos peixes, churrasco, sucos, tapioca, pães e comidas gostosas.
Teremos um cardápio especial para os amigos vegetarianos.
Uma viagem dessa não combina com celular e jogos eletrônicos, então são 6 dias sem essas bugigangas. As crianças brincam de baralho, uno, dominó, jogos de tabuleiro, mímica, esconde-esconde, bola, corrida na areia, mergulho, pescaria, castelo de areia e todas as brincadeiras que a imaginação permitir.
Já para os pais, avisamos que o sinal das operadoras é instável quase toda a viagem. O celular deve ser usado para registrar, em fotos e vídeos, todas as nossas aventuras e se for muito importante para resolver demandas do trabalho, nos locais onde houver conexão.
Alter do Chão será o ponto de início e final de nossa viagem. Recomendamos que todos os viajantes ao chegar a Santarém, se hospedem em Alter do Chão que fica a 30 minutos do aeroporto de Santarém.
Como nossa viagem inicia no dia 05 de julho, logo cedo pela manhã, recomendamos que as passagens aéreas para Santarém sejam marcadas para uma chegada no máximo até dia 04 de julho pela manhã, o retorno deve ser marcado a partir da noite do dia 11 de julho.
A Vila de Alter está famosa no mundo todo, ficou conhecida como o Caribe Brasileiro, foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais linda do Brasil e uma das dez mais lindas do mundo. Virou destino turístico de muitos gringos franceses, alemães, ingleses, holandeses, italianos, noruegueses, argentinos, suíços etc. Até o rei Charles já deu as caras por lá.
Mesmo assim, Alter do Chão continua desconhecido para muitos brasileiros. A estrela principal de Alter é a Praia do Amor. A ilha fica pertinho do centro e canoeiros levam e trazem as pessoas para a ilha o dia todo. Na ilha, você aproveita as barraquinhas, toma sol e pode caminhar e nadar nas águas mornas e calmas do lago verde.
A Vila de Alter tem atrações durante o dia, mas é a noite que tudo acontece, aqui as pessoas se encontram, na matriz, nas atrações, nos barzinhos, restaurantes, feirinha de artesanato, sorveterias.
Todas as quintas temos um espetáculo denominado a Quinta do Mestre, no terreiro do Mestre Chico Malta, a maior expressão do carimbó local, o evento é incrível e gratuito. Não há em Alter hotéis estrelados, mas há opções para todas as exigências. Existe uma rede de pousadas e hotéis na vila que podem ser facilmente encontrados na Internet (temos uma lista de pousadas e hotéis).